Cerveja engorda? Veja quantas calorias tem

Você pode já ter ouvido que cerveja não engorda. Que o problema são os petiscos que acompanham nossa bebida preferida. Mas isso não é verdade. Cerveja engorda, sim. Infelizmente!

Isso não quer dizer que para emagrecer é preciso abandonar de vez o consumo de cerveja. Mas é preciso ter consciência que as calorias da cerveja, quando ingeridas sem moderação, irão impactar a sua dieta.

Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre o valor nutricional da cerveja. Boa leitura!

De onde vêm as calorias da cerveja?

Tanto o álcool quanto os carboidratos presentes na cerveja contribuem para o índice calórico da bebida.

As cervejas menos alcoólicas tendem a ser menos calóricas, uma vez que cada grama de álcool acrescenta 7 calorias no copo. Além disso, elas costumam levar menos insumos em sua produção, garantindo também menos carboidratos no final.

Quais são os benefícios nutricionais da cerveja?

Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que apresenta os melhores indicadores nutricionais. Enquanto as bebidas destiladas não apresentam vitaminas em sua composição, a cerveja é rica em vitaminas do complexo B, sobretudo os folatos.

A cerveja também é a bebida alcoólica que menos engorda e a que apresenta mais proteínas. Assim, a cerveja apresenta benefícios nutricionais que contribuem para a saúde, desde que seja consumida com moderação e em associação com hábitos saudáveis de vida.

Mesmo o álcool parece ser bom para a saúde. Há alguns estudos que indicam que o consumo moderado de álcool promove o aumento dos níveis de colesterol HDL (o bom colesterol) e previne a formação de coágulos, sendo importante para a manutenção da saúde cardiovascular.

cerveja engorda

Que cuidados devem ser tomados para não engordar bebendo cerveja?

A palavra chave aqui é moderação. O álcool é ótimo para abrir o apetite (quem nunca tomou um aperitivo antes da refeição?), por isso o controle da fome é prejudicado quando bebemos em excesso.

Assim, se você não quer prejudicar nem a sua dieta e nem a sua vida social, opte por fazer um lanchinho saudável antes de sair para beber com os amigos. A vontade de se entupir de alimentos que normalmente não entram no seu cardápio será menor e você conseguirá economizar algumas calorias.

O álcool também mexe com o metabolismo, uma vez que o corpo não tem maneiras de estocá-lo para uso posterior como fonte de energia. Assim, logo que é consumido, o álcool é metabolizado enquanto os nutrientes ingeridos junto com ele são armazenados diretamente (leia-se aí mais gordurinhas).

Qual cerveja engorda menos?

Há muitos estilos de cerveja, cada um produzido de uma forma e com quantidades diferentes de ingredientes. Assim, nem toda cerveja engorda na mesma proporção.

As cervejas sem álcool, de modo geral, são as que apresentam menos calorias. Aquelas ditas light também costumam ser mais amigas da dieta do que as cervejas escuras e fortes. Dá só uma olhada nas calorias que 200mL de 10 diferentes cervejas apresentam:

Kronenbier (sem álcool): 57 calorias
Guinness (Dry Stout): 72 calorias
Bavaria Premium (Pilsen): 82 calorias
Skol (Pilsen): 84 calorias
Xingu (Sweet Stout): 92 calorias
Baden Baden Bock: 113,5 calorias
Colorado Indica (IPA): 118 calorias
Caracu
(Stout): 134,6 calorias
Eisenbahn Weizenbock: 148 calorias
Eisenbahn Lust (Bière de Champagne): 181 calorias

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *