Cerveja sem álcool. O diz a lei?

De acordo com a legislação brasileira, cerveja sem álcool é aquela que apresenta menos de 0,5% de álcool em sua composição. Se até pouco tempo só era possível achar Pilsens e American Light Lagers sem álcool, atualmente algumas cervejarias europeias têm investido seus esforços em produzir Weiss, IPAs e Fruit Beers sem álcool.

Esse é um sinal de que o preconceito sobre as cervejas sem álcool está ficando para trás. Prova disso é o crescimento do seu consumo no Brasil, que foi superior ao de outros estilos de cerveja nos últimos anos.

Nesse post, vamos falar sobre como a cerveja sem álcool é produzida e quais benefícios ela traz para saúde. Boa leitura!

Como é feita a cerveja sem álcool?

Há dois processos principais para a produção da cerveja sem álcool:

  • Fermentação interrompida: o processo de fermentação é interrompido logo no início. A bebida ganha cara de cerveja, mas não é produzida uma quantidade significativa de álcool (menos de 0,5%).
  • Destilação a vácuo: a produção da cerveja ocorre normalmente. O álcool formado é retirado por destilação, dando origem a uma bebida com 0% de álcool.

A cerveja sem álcool faz bem?

Embora o álcool consumido com moderação traga benefícios à saúde cardiovascular, consumir uma cerveja sem álcool tem algumas vantagens:

  • a cerveja sem álcool é menos calórica: como boa parte das calorias da cerveja vem do álcool, as cervejas sem álcool tem cerca de metade das calorias de uma cerveja comum. Ela pode ser uma alternativa mais light a bebidas açucaradas como os refrigerantes.
  • a cerveja sem álcool é nutritiva: assim como outros estilos de cerveja, a cerveja sem álcool tem substâncias que fazem muito bem a nossa saúde. Entre elas, destacam-se os flavonoides (antioxidantes naturais) e as vitaminas do complexo B (incluindo o ácido fólico).
  • a cerveja sem álcool é uma ótima bebida isotônica: por conter água e minerais, a cerveja sem álcool é um repositor hídrico e eletrolítico. Por essa razão, pode ser usada como isotônico após a prática desportiva ou sudorese excessiva.

Quais são as cervejas com menos álcool encontradas no mercado?

Em 2015, o Inmetro testou a quantidade de álcool presente nas cervejas ditas sem álcool. Todas as 10 marcas analisadas tinham menos de 0,5% de teor alcoólico, atendendo, portanto, a lei brasileira.

Confira a lista das cervejas sem álcool analisadas e seu teor alcoólico:

Bavária: 0,0%

Brahma: 0,0%

Colônia: 0,2%

Erdinger: 0,4%

Estrella Galicia: 0,0%

Itaipava: 0,0%

Liber: 0,0%

Paulaner: 0,4%

Schin: 0,0%

Schneider Weisse Tap 3: 0,3%

 

Na análise foi também simulado o teste do bafômetro. As cervejas sem álcool não provocaram qualquer alteração no teste, indicando que o consumo moderado desse tipo de bebida é seguro.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *