Como gelar uma cerveja?

Existem muitos estilos de cerveja e cada um deles tem sua temperatura ideal para ser degustado. Porém, às vezes, não dispomos de tempo suficiente para esperar que a cerveja atinja sua temperatura adequada para consumo placidamente na geladeira.

Muitas pessoas optam pela cerveja enlatada, devido a sua capacidade de resfriar ser mais alta, gelando em um tempo mais curto. Entretanto, é importante lembrar que são as garrafas de vidro a melhor opção para conservar a bebida gelada. Assim, se a pressa for muita, opte pelas bebidas enlatadas, mas não se esqueça dos benefícios de armazenagem das garrafas.

Para ter sucesso em ambos os processos de refrigeração, vamos apresentar algumas dicas de como levar a bebida à temperatura de geladeira, rapidamente, com materiais disponíveis em casa. Confira!

Método 1: gelo + água + sal + álcool

Esse é o método mais rápido para gelar suas bebidas. A proporção dessa receita é a seguinte: 1 saco de gelo, 1 litro de água, 500g de sal e 1 litro de álcool. A quantidade a ser preparada vai depender de quantas latinhas e garrafas você quiser resfriar.

O método é muito eficiente porque o sal e o álcool reduzem o ponto de congelamento do água, fazendo com que o calor do gelo seja roubado com mais eficiência. Em apenas 5 minutos, é possível que suas bebidas já estejam abaixo dos 4°C e prontas para beber.

Método 2: papel molhado e congelador

Esse método é muito simples: basta molhar o papel toalha, usá-lo para envolver sua latinha ou garrafa e levar tudo para o congelador. O tempo necessário para gelar a bebida varia de acordo com a potência do congelador e do quanto ele estiver cheio, já que a boa circulação de ar torna o processo mais rápido.

A regra geral é que entre 15 e 30 minutos, a cerveja estará pronta para o consumo. Apenas atente-se para não esquecer a bebida no congelador sob o risco das latas ou garrafas estourarem.

Método 3: gelo e água

Essa é uma versão simplificada e um pouco mais demorada do primeiro método. Ainda assim, é uma forma bastante eficiente de gelar as bebidas. Basta colocar água e gelo em uma bacia ou balde de metal e aguardar cerca de 10 minutos para as latinhas estarem bem geladas. Para as garrafas, será necessário esperar alguns minutinhos a mais. Feito isso, a bebida estará pronta para consumo de maneira prática e em um curto prazo de tempo.

Você conhece alguma outra estratégia para gelar rapidamente a cerveja? Compartilha com a gente nos comentários abaixo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *