As Cores da Cerveja: O que elas significam?

Quando experimentamos uma comida ou bebida, usamos quase todos os nossos sentidos. O primeiro deles é a visão: vemos o alimento e criamos expectativas sobre todas as outras características dele (cheiro, sabor e textura).

Ao beber uma cerveja, a primeira coisa a ser notada é a sua cor. Dependendo de como foi produzida, a cerveja pode adotar cores que vão do amarelo pálido ao preto, passando pelos tons acobreados e marrons.

Uma cerveja especial irá ter sua cor definida, principalmente, pelos maltes que foram usadas para produzí-las. Por exemplo, quanto mais maltes torrados forem usados, mais escura será a cerveja.

Como as cores da cerveja são medidas?

Existem duas escalas que são usadas para determinar a cor de uma cerveja:

  • escala EBC: a escala da European Brewing Convention é a usada aqui no Brasil. Ela determina que cervejas abaixo de 20 unidades EBC são claras. Já cervejas com 20 ou mais unidades EBC são classificadas como escuras.
  • escala SRM: é a escala americana (Standard Reference Method).

É possível converter as escalas usando a fórmula 1 EBC = 1,97 SRM.

Há duas formas de medir a cor de uma cerveja:

  • análise visual: a cor da bebida é comparada com uma escala padrão. A avaliação é influenciada pela luminosidade do ambiente, a quantidade de bebida no copo, a posição da visualização e formação da espuma.
  • análise espectrofotométrica: feita em laboratório através de um método analítico que verifica a absorção da luz pela amostra em diferentes comprimentos de onda.

    cores da cerveja, marrom, amarelo, preta

Por que determinar a cor de uma cerveja é tão importante?

Existem muitos estilos de cerveja e cada um tem uma faixa de cores que pode apresentar. Quando uma cerveja apresenta cor incompatível com o seu estilo, isso quer dizer que os ingredientes usados não estavam de acordo (não significa uma cerveja ruim ou estragada, apenas fora do estilo proposto).

No Brasil, é permitido o uso de corantes naturais para corrigir ou intensificar as cores de uma cerveja. Entre eles, destacam-se os corantes Caramelo, o Carmin e a Riboflavina.

Apenas o malte define a cor da cerveja?

As quantidades e tipos maltes são os principais responsáveis pela cor da cerveja. Entretanto, o próprio processo de produção (fervura, resfriamento e clarificação) pode modificar a coloração da cerveja.

Os outros insumos da cerveja (lúpulo e leveduras) têm pouca influência na cor da cerveja. Porém, a adição de frutas na cerveja costuma impactar bastante a coloração da cerveja. Assim, ninguém espera uma Kriek amarela, certo?

Afinal, qual a cor dos principais estilos de cerveja?

Pilsen: amarelo palha límpido
Witbier: dourado claro turvo
IPA: do âmbar pálido ao cobre avermelhado
Weiss: do amarelo palha ao dourado escuro turvo (exceção para Kristall Weiss, que é límpido)
Red Ale: do âmbar ao cobre avermelhado
Porter: marrom
Stout: do marrom escuro ao preto

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *