As melhores cervejas populares vendidas no Brasil

O brasileiro gosta mesmo de uma cervejinha estupidamente gelada de vez em quando, certo? Em uma pesquisa realizada em 2016 pela empresa Euromonitor, foram levantadas as 10 marcas de cerveja mais vendidas no Brasil. Vamos conferir?

1º Skol, 2º Brahma, 3º Antárctica, 4º Schin, 5º Itaipava, 6º Kaiser, 7º Crystal, 8º Bohemia, 9º Bavaria e 10º Chopp Brahma.

O que todas as cervejas dessa lista têm em comum? Todas se dizem Pilsen, mas são, na verdade, Standard American Lager. Isso quer dizer que, para baratear o processo de produção, algumas cervejarias adicionam em suas receitas adjuntos (cereais não malteados, como o milho e o arroz), além de outras substâncias conservantes e estabilizantes. Uma Pilsen “real” permite apenas o uso de malte de cevada, sem outros aditivos.

Logo, o fato de serem as mais vendidas não quer dizer que são as que apresentam melhor qualidade. Uma pesquisa publicada em 2015 avaliou 21 rótulos “Pilsen” encontrados facilmente nos mercados brasileiros. Foi realizada uma degustação às cegas, ou seja, os juízes não sabiam o que estavam tomando. Cada cerveja recebeu uma pontuação de forma a gerar um ranking com as melhores “Pilsen” vendidas no nosso país.

As cervejas foram divididas em 4 grupos: ótimas, muito boas, boas e precisam melhorar. Apenas 3 rótulos precisam melhorar: Schin, Kaiser e Skol. As cervejas consideradas boas foram: Itaipava, DaDoBier, Brahma, Budweiser e Bohemia. Já o título de muito boas ficou com a Caravelle, Madalena, Antárctica Original e Stella Artois.

As melhores Pilsen do Brasil

E quais são as cervejas que receberam a classificação de ótimas Pilsen? Vamos conhecer em mais detalhes as 6 melhores Pilsen populares do Brasil.

1º lugar – Heineken

É uma das cervejas mais famosas do mundo. Original da Holanda, a cerveja é atualmente produzida no Brasil. É na verdade uma Premium American Lager, ou seja, uma cerveja puro malte de cevada com um toque de lúpulo a mais, conferindo um leve amargor. É uma cerveja leve e bem carbonatada, de corpo transparente e com um colarinho firme.

2º lugar – Eisenbahn Pilsen

Mais uma cerveja puro malte, produzida de acordo com a lei de pureza alemã. Essa Premium American Lager com aromas de pão, biscoito e lúpulo é o rótulo mais vendido da cervejaria catarinense Eisenbahn.

3º lugar – Kirin Ichiban

Essa cerveja é atualmente produzida em mais de 40 países, incluindo o Brasil. A palavra “Ichiban”, em japonês, significa “primeira” e “melhor”. Ela recebe esse nome porque, ao contrário de outras cervejas, ela é elaborada somente a partir de primeira prensagem do mosto cervejeiro. O resultado é uma cerveja de sabor e aroma únicos.

4º lugar – Therezópolis Gold

Produzida pela cervejaria St. Gallen, essa Premium American Lager puro malte é produzida com 3 tipos de lúpulos que, juntos, conferem aromas e amargor. É uma bebida refrescante, de cor dourada e espuma cremosa.

5º lugar – Saint Bier Pilsen

A Premium American Lager da cervejaria catarinense Saint Bier é uma cerveja com notas de cereais, lúpulos e frutas amarelas. É uma bebida cristalina muito fácil de beber. Possui corpo médio e um amargor moderado.

6º lugar – Way Premium Lager

A cervejaria paranaense Way produz essa Premium American Lager usando uma combinação de maltes de cevada alemães e nacionais, além de lúpulos germânicos, tchecos e norte-americanos. O resultado é uma cerveja clara, encorpada e rica em aromas.

Além dessas, a Baden Baden Cristal, Bamberg Pilsen e Colorado Cauim também foram classificadas como ótimas cervejas Pilsen. Você concorda com esse ranking? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *