Como se tornar um Mestre Cervejeiro

Você sabe o que um mestre cervejeiro faz? É ele o responsável por garantir a qualidade da cerveja, tanto na elaboração da receita quanto durante o processo de produção. É claro que o profissional faz degustações dos produtos, mas isso está bem longe de passar o dia todo bebendo cerveja.

Seja nas pequenas plantas ou nas grandes cervejarias, o papel do mestre cervejeiro é fundamental para garantir que cervejas de diferentes lotes tenham o mesmo sabor. As grandes marcas podem ter dezenas de mestres cervejeiros em seu quadro de funcionários.

Mas não pense que é rápido se qualificar para exercer a profissão de mestre cervejeiro. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo esse post!

Quais são os caminhos para se tornar um mestre cervejeiro?

O mestre cervejeiro é um profissional muito especializado que precisa ter conhecimento não apenas da produção de cervejas, mas também de administração, planejamento e gestão de pessoas.

Para seguir carreira como mestre cervejeiro, é recomendado que o profissional tenha curso superior na área tecnológica e realize um curso de aperfeiçoamento específico para bebidas. No Brasil, a especialização mais conhecida é oferecida pelo Senai em seu Núcleo de Bioprocessos, localizado em Vassouras/RJ.

Em alguns países, é possível cursar uma graduação que habilita para a profissão de mestre cervejeiro. Até pouco tempo, estudar fora era a única forma de se tornar mestre cervejeiro, uma vez que os cursos com essa finalidade são bem recentes no Brasil.

mestre cervejeiro na cervejaria

O que o mestre cervejeiro faz na prática?

O mestre cervejeiro é o cérebro da cervejaria. É ele quem tem as ideias e comanda o processo produtivo da cerveja. Veja algumas atribuições desse profissional:

  • elaborar as receitas de cerveja da empresa;
  • testar as receitas e adequá-las ao processo produtivo, se necessário;
  • testar as bebidas que estão sendo produzidas (a qualidade e quantidade de espuma, gás, cor, sabor);
  • controlar de perto a fermentação da bebida;
  • verificar a qualidade dos insumos adquiridos;
  • coordenar a equipe envolvida na fabricação das cervejas comerciais e protótipos que poderão vir a ser lançados;
  • buscar inovação na produção, com aumento do rendimento e diminuição dos custos.

Como se tornar um cervejeiro caseiro?

Se você não quer fazer da produção da cerveja sua profissão, mas sim investir em um hobby, há muitos cursos de curta duração que podem te ajudar nessa empreitada. Estude bastante sobre a produção de cerveja e, só depois de ganhar bastante confiança, comece sua produção em casa.

Além disso, muitos estados possuem Associações de Cervejeiros Artesanais (ACervAs) onde é possível trocar ideias, receitas, encontrar outros cervejeiros para dividir materiais e equipamentos e buscar encorajamento para seus planos. Entre em contato com a ACervA do seu estado para obter mais informações.

Gostou de saber mais sobre a profissão de mestre cervejeiro? O número de cervejarias artesanais tem crescido bastante nos últimos anos e pode ser uma ótima oportunidade para novos profissionais. Será esse o emprego dos seus sonhos?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *