Tipos de copos para Cerveja

Existem muitos estilos de cerveja. Pode parecer frescura, mas há um tipo de copo certo para melhor degustar cada um deles. Além de impactar a apresentação, os copos também influenciam a formação de espuma e a liberação dos aromas.

Vamos conhecer alguns desses copos, quais suas indicações e as razões para que eles tenham determinada forma?

E se quiser entender mais sobre os tipos de cerveja, clique no link e verá as três grandes famílias, as subdivisões da cerveja e, claro, exemplos de marcas de cada um destes estilos.

Lager: muito popular nos bares brasileiros, esse copo evidencia a cor da cerveja e contribui para a formação e persistência da espuma. Ideal para servir cervejas do tipo american lager.

 

 

 

Pilsner: semelhante ao copo lager, porém com a base mais fina e a boca mais aberta. Esse copo direciona bem os aromas do lúpulo para o nariz e deve ser usado para servir cervejas pilsen.

 

 

Pint: o copo que você encontra nos pubs britânicos. É um copo simples em que cabe bastante cerveja. Ideal para bitters e stouts.

 

 

 

Caldereta: um dos copos mais versáteis, pois serve bem tanto cervejas leves como encorpadas. Ideal para IPAs, bitters, porters e stouts.

 

 

Snifter: sua boca mais estreita ajuda na retenção dos aromas e sua base mais larga pode ser segurada com as mãos para transferir calor para a bebida. Esse tipo de copo pode ser usado para agitar levemente a cerveja em movimentos circulares, ajudando a liberar ainda mais aromas. Deve ser usado para servir cervejas fortes, como imperial stouts, eisbocks e barley wines.

 

 

Tulipa: esse copo é a verdadeira tulipa e não deve ser confundido com os copos lager e pilsner que são comumente chamados de tulipa aqui no Brasil. Ele é ideal para cervejas com bastante espuma, como as strong ales belgas e lambics.

 

 

Pokal: copo com fundo arredondado e boca estreita que pode ser substituído por uma taça de vinho. É um copo versátil que serve bem lagers em geral.

 

 

 

Goblet: copo de boca larga que deve ser segurado pela haste, evitando que a bebida esquente. Ideal para preservar os aromas e a espuma da bebida. Deve ser usado para servir tripels e quadrupels, incluindo as trapistas.

 

 

Tumbler: copo feito de vidro grosso, sendo bastante pesado. Com a boca larga, é ideal para servir cervejas com pouca espuma, como as witbiers.

 

 

 

Weizen: é um copo grande, com capacidade para 500mL de cerveja. É ideal para as cervejas de trigo Weiss. O formato do copo permite a formação da espuma e a deposição das leveduras.

 

 

Caneca: muito encontrado em restaurantes brasileiros que vendem chope, a caneca é ideal para servir cervejas do tipo Oktoberfest e bitters.

 

 

 

Mass: canecão alemão com capacidade para 1 litro de cerveja. É muito usado em eventos cervejeiros no sul da Alemanha.

 

 

IPA: como o nome diz, esse copo é ideal para servir IPAs. Ele é produzido em vidro de alta transparência e foi desenvolvido para valorizar o aroma dos lúpulos tão presentes nesse tipo de cerveja.

 

 

Esses treze tipos de copos apresentados aqui são apenas alguns dos que podemos encontrar por aí. Compartilhe conosco suas experiências gustativas com esses ou outros copos nos comentários abaixo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *