Porque a Garrafa de Vinho tem um Buraco no Fundo?

Caso você se enquadre no perfil de pessoas mais curiosas, talvez já tenha questionado o motivo das embalagens de bebidas apresentarem o formato que conhecemos. Independente de qual seja sua bebida predileta, você já questionou o que levou sua embalagem ser construída da forma com a qual você está acostumado?

Muitas pessoas tem essa curiosidade e, justamente por isso, há quem se pergunte o motivo das garrafas de vinho apresentarem aquela espécie de “furo” na parte inferior da garrafa. Será que a concavidade tem alguma relação com a qualidade da bebida? Será que a sua formação tem algum motivo específico? Esse será o tema da nossa conversa de hoje, confira!

Porque a Garrafa de Vinho tem um Buraco no Fundo?

Se você nunca se questionou sobre o assunto, quando tiver a oportunidade dê uma olhada na parte de baixo da garrafa do seu vinho preferido. Muitas são as teorias sobre a origem e o motivo que levou essas embalagens à apresentar uma concavidade na parte inferior da garrafa.

A seguir você verá uma lista com alguns motivos que podem ser responsáveis pela presença desse pequeno detalhe nas garrafas de vinhos industrializadas – a origem desse “buraco” realmente vai ficar a mercê da imaginação de vocês.

Pra que serve a concavidade na garrafa

buraco no vinho

Descubra a função do buraco na garrafa de vinho.

Facilitar o Armazenamento: Existe algumas teorias de que essa prática teria se iniciado na necessidade de arrumar um meio mais seguro de transporte e armazenamento. Por esse motivo as concavidades na parte inferior foram criadas e eram usadas para facilitar o empilhamento das garrafas, funcionando como uma espécie de encaixe para as bebidas.

Facilitar o Manuseio: Outra teoria relativamente parecida é a de que a função da concavidade é facilitar o manuseio da garrafa. Basta observar garçons e especialistas em vinhos servindo a bebida para perceber que a grande maioria deles usa a concavidade de apoio ao dedo polegar na hora de servir, essa é uma maneira de segurar a garrafa sem tampar o rótulo que desempenha papel importantíssimo para os apreciadores da bebida.

Controle de Pressão: A presença dessa concavidade também pode ser utilizada para controlar o volume interior da garrafa sem alterar seu tamanho externo, ou seja, é possível que esse recurso seja usado para controlar a pressão dentro da garrafa evitando que a mesma estoure e/ou venha causar algum tipo de acidente.

Marca da Fabricação Artesanal: Uma teoria bastante plausível também é de que essa concavidade tenha aparecido nos processos de fabricação artesanal e depois tenha sido incorporada pela indústria. Alguns pesquisadores afirmam que essa concavidade é uma marca do equipamento que era usado antigamente na fabricação de garrafas de vidro. Essa teoria também diz que as diferenças entre as profundidades de cada buraco ocorrem por conta da diferença entre as máquinas que eram usadas há alguns anos.

Estabilidade: Ainda falando sobre o processo de fabricação das garrafas de vidro através da técnica de sopro, existe uma teoria de que a concavidade é responsável por garantir estabilidade para o recipiente, possibilitando que as garrafas consigam ficar em pé, mesmo sem apoio externo.

Fato é que basta uma rápida pesquisa na internet e você encontrará diversas teorias para o inicio dessa prática. Entretanto o que podemos afirmar é que as concavidades apresentadas em cada garrafa não interferem na qualidade do vinho e por isso não precisam ser consideradas como critério na escolha do seu rótulo preferido.

Se você tem alguma teoria que não foi apresentada aqui, ou acha que essas concavidades tem alguma função mais específica, comenta aqui e teremos o maior prazer de conhecer sua opinião sobre o assunto. Mas enquanto ninguém descobre a origem dessa prática o importante é a gente continuar experimentando o conteúdo das garrafas e apreciando cada vez mais essa bebida.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *