Curso de Sommelier: O Que é? Onde fazer?

Para muitos, tomar um bom vinho, degustar uma cerveja diferente e apreciar outras bebidas não é apenas um lazer, mas um ritual, ou até mesmo uma profissão. Algumas pessoas que desejam entrar nesse mundo das bebidas finas e especiais enfrentam uma grande barreira, que é conquistar conhecimento suficiente para saber diferenciar os traços e características típicas de cada copo ou de cada dose.

Se você é um amante de bebidas especiais e quer aprender um pouco mais sobre elas, seja como hobby ou profissão, é super indicado que faça um curso de sommelier. Neste post pretendo te explicar o que é isso e indicar alguns cursos e te contar quanto custa esse tipo de formação.

Sommelier: O que é?

Antes de se aventurar a fazer um curso na área é importante conversarmos sobre o que é um sommelier. Segundo o site da ABS-SP – Associação Brasileira de Sommeliers – o profissional chamado de sommelier trabalha com a escolha, compra, armazenamento e orientação a respeito de diversos tipos de bebidas, os mais comuns são especialistas em vinhos. Foi essa bebida também, uma das principais responsáveis pela popularização da profissão.

Vale destacar que além de Vinho, outras bebidas ganharam espaço e consequentemente especialistas, como cerveja por exemplo. Portanto ao optar por cursar um curso de sommelier é importante também conhecer a especialidade com a qual você deseja trabalhar.

Onde Fazer o Curso? Quanto Custa?

Existe diversos cursos, workshop e outras modalidades ofertadas no mercado. Assim como a formação em qualquer outra área, é de suma importância que você certifique sobre qual modalidade melhor atende seus objetivos, assim como se a instituição na qual pretende se matricular possui credibilidade frente ao mercado, principalmente se seu objetivo é trabalhar com isso.

Neste post vou citar três instituições que oferecem cursos na área e aparentam ter certa credibilidade, se você leitor conhece e/ou já fez algum desses cursos conta pra gente o que achou da sua formação. Se não conhece nenhum vem comigo conhecer um pouco mais sobre esse universo.

Sommelier

Sommelier School é uma escola brasileira que representa e emite aqui certificação internacional para quem deseja trabalhar com bebidas de diversas origens no planeta. Segundo o site da escola há duas modalidades de curso:

  • Curso “Sommelier School”: Composto por 3 níveis (Básico, Intermediário e Avançado) é indicado para quem busca uma formação reconhecida no Brasil e que se enquadra em altos padrões para atender o mercado nacional.
  • Cursos ISG – International Sommelier Guild: Curso com certificação internacional, ministrado em diversos países e é indicado para quem busca uma formação com alto nível de qualificação e que deseja atuar no mercado internacional lidando com produtos das mais variadas origens.

 ABS-SP – Associação Brasileira de Sommeliers, com sede em São Paulo, oferece diversos cursos na área, assim como versões especializadas em cerveja, sake, café e harmonização de carnes e vinhos. Os preços e outros dados são divulgados apenas quando as inscrições paras as turmas estão abertas, por isso é importante se cadastrar no site da escola para ser informado quando as matriculas estiverem abertas. Na data em que escrevo este post, o curso Básico de Sommelier de Vinho está aceitando inscrições com o preço de R$ 1.600,00.

Caso você não seja da região de São Paulo ou esteja em busca de um curso mais acessível, tenho uma boa notícia para você. Na lista de cursos de formação livre do Senac há a opção do curso de Introdução os Vinhos, com a credibilidade dos cursos do Senac é ofertado de maneira online, o que viabiliza o acesso de uma maior gama de pessoas ao curso, além de necessitar de um investimento consideravelmente mais baixo que os anteriores. Segundo o site esse custo é de apenas R$ 82,30.

Se é seu interesse obter tal formação basta uma rápida pesquisa na internet para descobrir as opções oferecidas na sua região, e se você conhece algum outro curso, conta aqui pra gente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *