Quantas Calorias tem cada Tipo de Vinho?

Além de ser uma bebida deliciosa e muitas vezes ser a responsável por promover um clima super agradável e aconchegante ao momento da refeição, os vinhos encantam pelo seu sabor robusto e por acompanhar de forma fantástica alguns pratos da culinária mundial.

Talvez por isso, não costumamos pensar muito no impacto dessa bebida para a nossa dieta, ou nos seus efeitos no nosso dia a dia. Por exemplo, mesmo alguns médicos recomendando o consumo de uma taça de vinho por dia, essa bebida também tem uma carga calória que você, provavelmente, não considera ao escolher o restante da sua alimentação diária.

Mesmo que você nunca tenha parado para pensar nisso, é chegada a hora de analisar esse impacto. Será que você realmente precisa se preocupar com o consumo diário do vinho? Afinal, quantas calorias tem uma taça da bebida? Qual é o tipo de vinho mais calórico? Será que existe alguma diferença entre eles?

Nesse post você irá conferir, quantas calorias existe em cada tipo de vinho, mas vale ressaltar que os números apresentados aqui são uma estimativa, afinal propriedades tão específicas podem variar de acordo com o rótulo escolhido. Use essas informações apenas como base para o início da sua pesquisa, dito isso, vamos à lista:

1 – Vinho Branco Suave

Em todos os casos que serão apresentados aqui, o nível calórico da bebida é proporcional ao teor alcoólico do vinho escolhido. Sendo assim, teoricamente, quanto menor o teor alcoólico, menor será sua taxa calória. Mas é importante frisar que existem outros fatores que influenciam nesse quesito.

Em outras palavras, no caso dos vinhos brancos suaves, aqueles com baixo teor alcoólico (rótulos com até de 9%) apresentam taxas em torno de 100 e 150 kcal por taça consumida. Já os vinhos dessa natureza que apresentam teor alcoólico superior à 9%, geralmente apresentam taxas entre 150 e 220 kcal por taça.

2 – Vinho Branco Seco

Para essa versão da bebida, são inúmeros os rótulos disponíveis no mercado, mas no geral essa bebida possuí um teor alcoólico mais elevado quando comparado com a opção anterior. Nesse caso, os vinhos brancos secos que apresentam até 12% de teor alcoólico possuem em torno de 100 a 150 kcal por taça. Já rótulos com maiores taxas alcoólicas, geralmente em torno de 14%, podem apresentar até 180 kcal por taça, em média.

calorias no vinho

Saiba quantas calorias existem em uma taça de vinho.

3 – Vinho Tinto 

Seguindo a mesma linha de raciocínio adotada até aqui, os vinhos tintos (amplamente consumidos em todo do mundo) normalmente apresentam teor alcoólico em torno de 13,5% e podem ser associados a taxas entre 130 e 170 kcal por taça consumida.

Assim como ocorre nas outras opçãos, no caso dos rótulos com taxas de até 16% de teor alcoólico, o nível calórico apresentado pode variar entre 160 e 200 kcal por taça consumida.

4 – Espumantes 

Ao falar dos espumantes de forma tão abrangente, podemos englobar aqui uma variedade considerável de bebidas. Desde o renomados champagnes até os frisantes e outras versões menos sofisticadas. Mas o principio para estabelecer uma faixa calórica para a bebida é a mesma, portanto também podemos usar o teor alcoólico como parâmetro para a avaliação.

Isso significa que, como os espumantes secos no geral apresentam teor alcoólico mais elevado, geralmente próximo à 12,5% podem ser associados à taxas entre 140 e 170 kcal por taça. No entanto, as variedades disponíveis intituladas como espumantes suaves costumam apresentar teor alcoólico superior à 12,5%, sendo assim suas taxas calóricas giram entre 170 e 200 kcal por taça, em média.

Como dito no início desse artigo, os número apresentados são uma estimativa média de acordo com característica comuns entre cada tipo de vinho. Portanto quando for escolher o rótulo para seu consumo, procure conhecer mais a história do vinho, sua forma de preparo e suas características particulares.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *