Sidra e Espumante é a mesma coisa? Saiba qual é a diferença entre eles

Muito presente nas principais datas comemorativas do ano, bebidas como os Espumantes, Frisantes, Champagne e as Sidras possuem aparências e traços de sabor que podem ser confundidos por quem não conhece muito bem cada uma dessas bebidas.

Aqui no blog, já falamos sobre as sutis diferenças entre os três primeiros citados. Se você tem interesse em saber como diferenciar os tipos de espumantes existentes não deixe de conferir o post “Espumante, Champagne ou Frisante? Qual a diferença?”.

Entretanto, ao abordar esse tema não demos muita atenças às Sidras. Fizemos isso propositalmente, e o motivo é muito simples, as Sidras não são espumantes. Apesar do que muita gente pensa, esta se trata de uma bebida completamente diferente das outras três citadas acima.

Por isso, você vai conhecer o que são as sidras e explicar qual a diferença entre elas e os famosos espumantes. Com isso, você poderá entender, por exemplo, o motivo do preço dessas bebidas serem tão diferentes. Então, se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa bebida, continue lendo esse artigo.

Afinal, o que são as Sidras?

Uma ótima forma de entender a diferença entre as Sidras, os Champagnes e Espumantes é entender a origem dessa bebida. Os famosos Espumantes são feitos a partir da fermentação da uva, por esse motivo são considerados uma variação do vinho, especialmente do vinho branco.

Os espumantes são fabricados de forma que a produção de gás carbônico pela bebida seja intensa e natural, de forma que a bebida ganha aquele aspecto gaseificado mesmo sem passar pelo processo de injeção artificial de gás.

No entanto esse processo não ocorre na fabricação das Sidras. Essa variedade pode passar pelo processo para adicionar gás carbônico (apesar de não ser uma regra) e diferente dos vinhos, a sidra é fabricada a partir da fermentação do suco de maça.

Hoje também é possível encontrar no mercado outras opções da bebida, como as feitas a partir da fermentação do suco da Pera e/ou de uma combinação entre as duas frutas. Apesar de menos comum, as tradicionais sidras de maça já perderam uma parte do mercado, e as opções mistas têm ganhado diversos amantes pelo mundo.

Sidra

Sidra e Espumante, é a mesma coisa?

Apesar de serem muito diferente dos espumantes, como você pôde constatar na explicação acima, as sidras possuem aparência física muito próxima e podem ser uma ótima opção para substituir as outras modalidades de espumantes por uma bebida mais barata.

Como a maçã, no geral, não é uma fruta cara, as sidras feitas a partir da fruta costumam apresentar um preço muito mais acessível no mercado. O nível de qualidade dessa bebidas também varia de acordo com seu modo de preparo, ou seja, quanto mais artesanal o processo melhor é a qualidade da Sidra resultante no final da fabricação.

Onde Encontrar?

De uma forma geral não é difícil encontrar um Sidra no mercado brasileiro. As áreas de venda de bebidas alcoólicas dos principais supermercados costumam exibir alguns rótulos mais populares da bebida. Além disso, você também pode encontrar opção para todos os gostos e bolsos em distribuidoras de bebidas e casas especializadas na comercialização de vinhos e espumantes.

Algumas marcas mais tradicionais como a Sidra Cereser, apresentam diversas opções e ganham as gôndulas dos supermercados, principalmente, nos dias que antecedem as festividades de final de ano.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *